Tratamiento de acupuntura para parálisis facial



Caso Clínico Paralisia facial

Sexo Masculino – 59 anos.


Resumo da Consulta:
Repentinamente o paciente observou uma sensação de amortecimento no lado direito do rosto quando levantou-se pela manhã. Uma semana mais tarde foi ao hospital. O exame mostrou desaparecimento da ruga do lado direito da fronte, incapacidade de franzi as sobrancelhas, fala com dificuldade, boca torcida; sulco nasolabial raso, leve edema na face, língua torcida, salivação, deixando escapar liquido enquanto bebe dor no ouvido do lado afetado, irritabilidade, mau-cheiro e constipação.

Prescrição do lado afetado: Yangbai (VB 14), Taiyang (EX-HN5), Touwei (E8), Yintang ((EX-NH3), Zanzhu (B2),Yuyao (EX-HN4), Sizhukong (TA23), Jingmaing (B1), Sibai (E2), Xiaguan (E7), Jiache (E6), Daying (E5), Yingxiang(IG 20), Heliao (IG 19), Dicang (E4), Chengjang (VC 24), Jiachengjang (EXTRA), Jinjin(EX-HN12), Yuye (EX-HN13),Fengchi (VB 20), Yifeng (TA17 ) Baihui (VG 20) e Hegu (IG 4).

Conduta de tratamento: Aplicação da técnica de inserção superficial com a rotação de alta frequência. As aplicações foram feitas diariamente e após a sétima foi consulta melhora de todos os sintomas, embora ainda o paciente não pudesse abri completamente os olhos ou mesmo franzir as sobrancelhas. Ao fim de 15 aplicações, a melhora tornou-se bem melhor. O paciente estava completamente recuperado depois de 25 aplicações.

Explicação: A Acupuntura possui excelente efeito terapêutico no tratamento de paralisia facial periférica. Se o resultado clinico não for tão eficaz após 2 semanas de tratamento, sugere-se ao paciente tomar pó par o tratamento bocas-tortas, composta de raiz de typhonium gigante, escorpião, minhoca, lírio e bile. A dosagem diária varia de acordo com a condição individual. Durante o tratamento. O paciente é advertido a não digerir alimentos picantes, azedos ou bebidas alcoólicas. Pode-se também ao paciente dormi mais, falar ou ler menos, ser cuidadoso em evitar exposição ao vento e ao frio, além de colocar máscara sobre o rosto quando houver necessidade sair em dias frios. Mas preferência aplicar o tratamento por acupuntura tão cedo quanto possível

O ataque de vento – frio
, pois quando as sequelas aparecem, o tratamento por acupuntura é de pouca ajuda. Em alguns casos, a demora no tratamento pode causar problemas irreversíveis.

Articulo de: EBRAMEC – Escola Brasileira de Medicina Chinesa

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *